Sobre nós

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC do Município de Reriutaba, foi instituída pela Lei Municipal Nº 073, de 31 de agosto de 2011 e regulamentada pelo Decreto Municipal Nº 10, de 8 de setembro de 2011. É um órgão subordinado diretamente ao Prefeito conforme o disposto no Artigo 1º da Lei Nº 073/ 2011 e é responsável pela coordenação das ações de defesa civil no Município, de acordo com o constante no Art. 1º, do Decreto Nº 10/ 2011.


Histórico da Defesa Civil em Reriutaba

    • A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC, foi criada na gestão do Ex-Prefeito Carlos Roberto Aguiar, porém, nunca funcionou efetivamente, permanecendo criada apenas no papel durante toda a sua gestão. Felizmente, durante esse período nenhum evento adverso que causasse desastre ocorreu. Não temos dados sobre a data da criação.
    • Em 2009, durante o início da segunda gestão do Ex-Prefeito Osvaldo Honório Lemos Júnior, Reriutaba ficou sabendo da existência da COMDEC em decorrência das cheias e inundações que atingiram o Município, em especial a Zona Urbana da Sede. As ações de Defesa Civil durante esse episódio se deram de forma precária e caótica em virtude da falta de estrutura e de ações preventivas antes da ocorrência de desastres. O socorro e assistência aos desabrigados foram feitos às pressas e sem planejamento, durante esse episódio, foi crucial a solidariedade de diretores de escolas e de cidadãos. Todo o material básico assistencial foi doado exclusivamente pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
    • Somente em 2011, no fim da segunda gestão do Ex-Prefeito Osvaldo, a COMDEC foi reformulada pela Lei Nº 073/2011, após muito esforço do Coronel João José de Sá Neto que assumiu a Coordenadoria e passou a empregar os parâmetros modernos de Defesa Civil que têm como base a Prevenção, Minimização, Assistência, Socorro e Reconstrução, tomando sempre como linha de ação prioritária a Prevenção. À frente da COMDEC, o Coronel João de Sá mostrou a importância da Defesa Civil aos cidadãos, dando exemplos concretos de que as ações de Defesa Civil devam sempre ter caráter permanente e sistemático, sobretudo a Prevenção. Sob a Coordenação do Coronel João de Sá, deu-se início a Distribuição de Água Potável através da Operação-Pipa, em parceria com o Ministério da Integração Nacional e o Exército Brasileiro, ação que, até então, não existia no Município.

Nossos usuários

Aqui você pode descrever os usuários típicos e o porquê desse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes, assim eles irão retornar ao seu site.